3 dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa.
Ter um planejamento financeiro e realizar uma gestão financeira na sua empresa pode ajudar muito no fechamento de contas no fim do mês, isso porque os procedimentos e ações de controle dos gastos e ganhos da empresa estão diretamente ligados ao lucro que a empresa terá.
Primeiramente é importante entender a diferença entre o faturamento e o lucro da empresa. Em poucas palavras, o faturamento é a arrecadação total de valores que a sua empresa adquiriu naquele período.
Já o lucro empresarial pode ser dividido em lucro bruto, que é o faturamento da empresa descontando a soma de todos os custos variáveis do seu negócio e o lucro líquido, que resulta de todo o faturamento menos os custos fixos e variáveis.
A importância de saber a diferença entre faturamento e lucro se deve ao fato de que apenas dessa forma é possível enxergar de maneira precisa os lucros ou prejuízos e projetar o crescimento da empresa.
Sabendo dessas informações existem 3 dicas básicas que quando aplicadas podem ajudar a melhorar a sua gestão financeira:
Faça um controle de caixa.
A primeira dica é óbvia: para manter sua organização com as contas é importante sempre monitorar suas despesas, acompanhando diariamente as entradas e saídas de dinheiro da empresa e sempre realizando a análise do fluxo de caixa.
Não ter uma visão clara da saúde financeira do negócio pode (e vai!) gerar prejuízos, gastos desnecessários e perda de oportunidades de crescimento.
Separe as suas finanças pessoais das empresariais.
Essa dica se aplica principalmente a empresas que estão começando ou que são de âmbito familiar. É necessário saber que o dinheiro que entra (principalmente no começo), é da própria empresa. Ele é fundamental para que haja dinheiro em caixa para pagar fornecedores, funcionários, entre outras pendências.
Utilizar o dinheiro da empresa para despesas como o aluguel de casa, parcelas do carro, compras do mercado, etc. fazem com que o valor falte para a empresa e consequentemente o seu controle de caixa não irá fechar.
Tome cuidado com gastos desnecessários.
Pode parecer uma dica boba, porém é fundamental “manter os pés no chão” quando for expandir o seu negócio, toda mudança precisa ser planejada e estar no seu controle financeiro, portanto ao tomar grandes decisões para a sua empresa lembre-se de se certificar que essa decisão é possível e viável financeiramente.
Com essas dicas é possível ter uma gestão financeira mais organizada, porém se você está em busca de uma gestão para a sua empresa entre em contato com a gente!