Como começar 2021 em dia com o Simples Nacional.
O que é o Simples Nacional?
O Simples é um regime compartilhado de arrecadação, cobranças e fiscalização de tributos aplicáveis ás Empresas de Pequeno Porte e Microempresas. É previsto na lei complementar n° 123, do final de 2006.
Na prática, é um sistema facilitado para as empresas menores que permite o recolhimento de diversos impostos em uma única guia. Antes do Simples, pequenos negócios pagavam impostos federais, estaduais e municipais por meio de guias e datas separadas, com ele esse acerto tributário foi facilitado.
Quem pode optar pelo Simples Nacional?
Desde 2018 foi decidido que além de ser micro e pequenas empresas, é necessário que o faturamento anual de máximo seja de até 4,8 milhões para que as MEI e EPP se enquadrem no Simples Nacional.
E há também algumas atividades que não podem ser inseridas nesse regime, peça para seu contador consultar se o CNAE da sua empresa cabe no Simples, ou caso não tenha um contador entre em contato com a gente.
Como optar pelo Simples?
A opção pelo regime Simples Nacional pode ser feita na abertura do CNAE da empresa ou no primeiro mês de cada ano, então janeiro de 2021 é o momento ideal para adequar seu negócio ao enquadramento tributário.

Embora o Simples Nacional seja a opção da maioria das pequenas empresas, nem sempre é a opção mais econômica, considerando particularidades do negócio, por isso é de extrema importância que um profissional seja consultado para que essa decisão seja tomada.
Entre em contato conosco para adequar sua empresa ao Simples Nacional e ter um 2021 mais tranquilo!
E acesse também nossas redes sociais para conhecer nosso trabalho, afinal, você conhece, você confia!