Como começar um e-commerce
Saber por onde começar é passo mais difícil em abrir uma loja virtual. Saber qual o planejamento, o passo a passo, os bastidores, como identificar os melhores fornecedores, em que tipo de plataforma investir. Todas essas são dúvidas comuns e frequentes entre aqueles que estão começando.
Levando em consideração que o nicho do comércio eletrônico vem crescendo muito, ainda mais em um cenário onde não podemos sair de casa para fazer compras, aqueles que decidem apostar nisso muitas vezes contam com poucos recursos financeiros e ainda não tem segurança suficiente para investir todos os seus recursos nesse projeto.
Pensando nisso, o Grupo Heisei separou para você algumas etapas para começar um negócio online.
É necessário saber quais os seus propósitos.
Ao abrir uma empresa você precisa saber que esse é um passo muito importante que pode mudar o rumo da sua vida, e por isso é importante saber onde você almeja chegar com a tomada dessa decisão.
Pesquisas apontam que a maior parte dos empreendedores que começam um e-commerce almejam liberdade e independência financeira, além de mais tempo livre e maior entrada de lucro.
Porém outras pessoas almejam criar grandes empresas online com o intuito de ter reconhecimento e prestígio, e nesse caso, o passo a passo a ser feito será bem diferente. Por isso é fundamental estabelecer qual a sua motivação desde o seu ponto de partida.
Começando.
Para começar efetivamente é necessário traçar um planejamento e definir:
- O que será vendido em seu e-commerce?
- Qual o seu público alvo?
- Quais seus fornecedores?
Conseguindo responder essas três questões você já terá quais seu produtos, seu público e fornecedores, os pilares fundamentais de qualquer negócio. E a partir dessa definição é necessário estuda-los para entender cada vez mais o seu próprio negócio virtual.
Defina seu nicho de mercado.
Sabendo o que você vai vender é necessário focar em um nicho de mercado. Por exemplo, você é apaixonado por roupas e moda e assim decide que irá vender acessórios. Que tipo de acessório sua loja disponibilizará? Infantis? De gala? Para o público adolescente?
Todas essas questões devem ser esclarecidas para você não se perder mais para frente quando for atrás dos seu clientes.
Público.
Tendo definido seu nicho no mercado está na hora de ir atrás do seu público. Vamos supor que você venda acessórios para adolescentes do sexo feminino, você precisa saber quais os seus canais de audiência para poder chegar a esse público.
Quais as melhores redes sociais, o melhor estilo de conteúdo, se publicações em vídeos ou imagens chamam mais atenção, o tipo de linguagem usado. Tudo isso deve ser analisado a partir dos seus produtos, afinal, sem clientes sua empresa não irá prosperar.
Busque fornecedores.
Saber o que comprar e de quem comprar é fundamental para o seu negócio. Vamos continuar trabalhando com o exemplo dos acessórios para adolescentes: você irá atrás de laços prontos para revender? Ou da matéria prima como fitas e lantejoulas para confeccionar artesanalmente esses laços você mesmo?
Reserve algumas horas para pesquisa e contato com esses fornecedores, veja o que sairá mais em conta e de forma mais prática para você, busque parcerias que entendam que você está começando seu negócio do zero e que entendam como você pretende crescer nesse mercado.
Essa troca de confiança pode te trazer grandes parceiros para fornecer material para o seu e-commerce.
Crie uma estrutura.
Tendo definido os três pilares d seu negócio online é hora de criar uma estrutura para começar de vez. Aqui é importante focar em dois pontos principais: gerar audiência para o seu negócio e ter como concluir as suas vendas.

Gerando audiência.
Tendo definido qual seu público-alvo e quais as principais plataformas de contato com ele, está na hora de gerar interação. Vamos supor que você crie uma conta no TikTok para divulgar o seu empreendimento, não dá para criar a conta, postar uma vez por mês e esperar algum retorno através disso.
Você precisa ser consistente em suas postagens e gerar um conteúdo que prenda o seu público, que seja de fácil compreensão e que agregue algo aos seus seguidores, pois assim a chance do seu perfil “bombar” e crescer cada vez mais aumenta muito.
Concluindo vendas.
Ok, você á cativou o seu público e conseguiu clientes, agora qual a melhor forma de fechar as vendas? Criar um site, usar uma plataforma pronta, fechar vendas por mensagens via DM ou Whatsapp?
Existem muitas formas de concluir suas vendas, porém você pode usar essas plataformas a favor do seu negócio. Começar um site do zero as vezes é muito complicado para quem está iniciando seu negócio, poois será necessário pagar a hospedagem, alguém para personalizar o seu site etc.
Então nós recomendamos o uso de uma plataforma pronta onde você possa hospedar a sua lojinha, como o Elo7, Shoppe ou Mercado Livre por exemplo. Tudo já está pronto por lá, basta cadastrar seus produtos e vender.
Continue estudando o seu negócio.
Agora que as suas vendas estão dando certo, você já tem seus fornecedores de qualidade e sua empresa está sendo reconhecida já não tem mais o que fazer, certo? Errado!
Para manter seu negócio ativo é necessário estar estudando constantemente, saber quais as novidades no seu nicho, entender o que os seus clientes gostam e se adaptar a essas mudanças e buscar melhorar cada vez mais a relação com os fornecedores e consumidores do seu negócio.
Somente assim você conseguirá manter sua loja online em alta e sempre estar efetuando vendas!
E aí, já sabia disso tudo? Conta para a gente qual o seu e-commerce e aproveite também para conhecer as nossas outras redes sociais.
Ah, e boa sorte com o seu novo negócio!