Como criar um ambiente de trabalho confortável entre os funcionários.
Infelizmente, é muito comum encontrar chefes mandões e abusivos, isso porque muitos confundem liderar com impor, o que cria um ambiente de trabalho ácido. Esse abuso de poder está diretamente ligado ao fato do assédio moral ser uma das principais causas de demissão no Brasil. Pensando nisso nós do Grupo Heisei decidimos trazer algumas coisas que você não deve fazer no seu ambiente de trabalho.
Para começo de conversa, liderar não é dar ordens.
Ter atitudes abusivas não combina nem um pouco com o espírito de liderança, um líder não está acima de seus funcionários e usar autoridade e brutalidade para ser respeitado, mas sim trabalhar juntamente com eles e despertar o que há melhor em cada um.
Um bom líder inspira os outros a trabalhar e dar o seu melhor para gerar resultados e não por pura pressão dos chefes.
Quais comportamentos evitar?
1. Criticar empregados em público.
Dar feedbacks para os funcionários compreenderem o que está acontecendo, como problemas e reclamações é fundamental. Mas é importante saber a hora e o local ideal para esse diálogo ocorrer, para que a crítica seja construtiva e não ofensiva.
Quando esse tipo de conversa acontece em locais públicos além do constrangimento por todos estarem ouvindo, ainda há a possibilidade de uma discussão desnecessária começar, onde nem o líder consegue o que quer, nem o funcionário consegue melhorar o seu trabalho.
2. Cobrar por produtividade acima de tudo.
Assim como qualquer cobrança, é fundamental saber a hora de conversar com os empregados. Exigir demais e a todo momento de uma pessoa além de influenciar de forma negativa a produtividade desse funcionário também pode ser enquadrado como assédio moral e diminuir ainda mais a produtividade dessa pessoa.

3. Acusar o funcionário de erros que não existem.
Apesar de parecer óbvio, é muito necessário ser justo com os seus funcionários e jamais apontar culpados para erros inexistentes, e sermões por coisas pequenas como passar do horário de trabalho, esquecer coisas simples outras pequenas atitudes que podem apenas ser corrigidas com uma simples observação.
Além dessas pequenas atitudes realizadas pelo líder, é muito importante mostrar a todos os funcionários que o assédio moral em ambiente de trabalho é um tema sério e que pode ocorrer entre todos os membros da empresa. É importante deixar claro que os funcionários são livres para fazer denúncias, e que isso não irá compromete-los dentro da empresa.
Investir em treinamentos e em uma rede de apoio entre os funcionários ajuda a criar uma cultura de respeito entre os funcionários dentro do ambiente de trabalho. Isso ajuda a criar mais confiança entre todos os presentes no ambiente e maior conforto a todos caso alguma situação ocorra entre os funcionários.

Aproveite para conhecer nossas outras redes sociais e ter várias dicas que podem melhorar seu dia-a -dia.