Como e quando investir em tráfego pago?

Após trazer presença digital para a sua empresa nas redes sociais é necessário conseguir chegar as pessoas, seja de forma orgânica ou com o tráfego pago. Nós do grupo Heisei separamos as melhores dicas de como começar a investir e quais as melhores formas de investir nisso.

O que é o tráfego pago?


De forma resumida o tráfego é a relação de acessos ao seu site, loja ou página em relação aos seguidores/assinantes. O tráfego pago é uma opção para aumentar a captação de clientes e visitantes e acontece basicamente a partir de um pagamento pré estabelecido em troca de maior divulgação do seu perfil, página ou site dentro de determinada plataforma.

Por que investir em tráfego pago?

Os motivos são vários: desde a busca por resultados rápidos, aumento das vendas, investimentos em um novo negócio ou divulgação de um projeto. Porém de forma orgânica esse crescimento é mais lento já que o seu negócio precisa ser encontrado e reconhecido até ter uma grande parcela de apoiadores (seja com engajamento ou com compras).

O tráfego pago é como um “encurtador” de caminho para atingir maior reconhecimento de forma mais rápida através do investimento em anúncios, o que gera maior exposição da sua marca ou projeto através das palavras-chave específicas que liguem o público interessado a você.

Onde anunciar?


Atualmente é possível anunciar em plataformas distintas de acordo com a procura de público. Conhecer cada plataforma e seus recursos auxilia diretamente em saber qual é a melhor opção para você.

Google Ads.

A ferramenta do Google permite a criação de anúncios textuais que são associados a pesquisas na plataforma. O algoritmo passa a priorizar os resultados que foram anunciados ao invés de priorizar o alcance orgânico, portanto os links que estão sendo promovidos pelo Google Ads (e juntamente com o Google é possível anunciar também no YouTube, a plataforma parceira, através de vídeos e textos).

Linkedin.

Os anúncios nessa plataforma vem se tornando cada vez mais recorrentes, porém como a rede é voltada exclusivamente a profissionais é necessário oferecer um produto ou serviço que atenda a esse público.


Facebook Ads.

A ferramenta utilizada para impulsionar anúncios no Facebook e Instagram é a mais seletiva em questão de público. É possível segmentar de forma mais assertiva os anúncios a partir dessa plataforma, já que ela possibilita escolher região, idade, gênero e interesses em comum entre o seu público alvo.

Como anunciar?

Sabendo como funciona e onde é possível anunciar chegou a hora de descobrir como fazer isso efetivamente.  
A primeira etapa é ter um planejamento para não desperdiçar seus investimentos. Esse plano pode ser esquematizado em três etapas:

  1. Definir qual seu público-alvo e a segmentação dos seus anúncios.
  2. Decidir qual o valor disponível para suas campanhas de anúncios.
  3. Estabelecer um prazo de análise.

Sabendo qual o seu investimento e em que público isso será investido chega a hora de começar e analisar, isso porque raramente os anúncios são efetivos de primeira, então é preciso estabelecer um prazo de análise para identificar a eficácia do impulsionamento daquela publicação, postagem ou link patrocinado.


O que NÃO fazer:

Alguns erros bem corriqueiros em investimentos de anúncios podem ser evitados para você não desperdiçar dinheiro em um investimento ruim.

Os principais erros na hora de investir em tráfego pago são:

Não ter uma rotina de acompanhamento dos anúncios

Não ter um objetivo claro do que fazer com o tráfego gerado;

Não otimizar seus anúncios;

E o mais crítico: esquecer seus anúncios rodando e não os pausar ou excluí-los.

Todos esses erros podem ser reduzidos a partir do apoio de um profissional ou de muita pesquisa!

Lembre-se:

Não descarte de cara o crescimento orgânico! Apesar de ele ser mais complicado ainda é uma ótima opção e com certeza bem mais barata!
E lembre-se também de sempre estar atualizando suas plataformas digitais para que elas sejam o mais hospitaleiras para os seus clientes e consumidores.

E aí, já sabia disso tudo sobre Tráfego Pago? Se ficou alguma dúvida conta para a gente! E aproveite também para conhecer as nossas outras redes sociais, afinal: você conhece, você confia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *