Não há situação mais desconfortável que vizinhos fazendo barulho em momentos que só queremos descansar. Som alto, gritos e festas podem acabar estragando o dia todo de quem tem seu sossego interrompido, ainda mais nesse período que muitas pessoas ainda estão trabalhando de Home Office. Por isso é importante saber como lidar com vizinhos barulhentos.

Quando o bom senso e a política da boa vizinhança não funcionam mais a melhor saída é recorrer à Lei do Silêncio ou a regulamentação própria do condomínio referente aos ruídos sonoros da vizinhança.

Lei do Silêncio.

Provavelmente seu Estado ou Município possui uma lei que estabeleça os horários limites para fazer barulho, o tipo de ruídos que são permitidos e quais as punições para o descumprimento dessas leis.

Nem sempre é necessário apelar para essa legislação, as vezes atitudes mais simples podem ajudar a resolver. Nós listamos algumas ações e atitudes que podem ajudar a lidar com vizinhos barulhentos.

Tente conversar.

Muitas vezes o seu vizinho não tem noção do barulho e incomodo que está causando, então uma boa conversa pode resolver. Por isso, antes de tomar qualquer providencia mais drástica e radical tente procurá-lo e explicar o problema deixando claro todas as suas razões de realizar essa conversa.

Tenha paciência.

É normal se irritar com atitudes contínuas e insistentes, mas as vezes as ações são isoladas ou raras, e nesses casos é necessário entender o lado dos seus vizinhos e ter paciência com aquilo.

Como por exemplo, uma confraternização de aniversário que acaba tirando a serenidade do seu condomínio será um acontecimento pontual que ocorrerá apenas uma vez ao ano, então não adianta se estressar com isso.

Use a instalação ao seu favor.

As vezes o isolamento acústico da construção da sua residência não é o suficiente para absorver alguns tipos de ruídos, nesses casos a “solução” para os seus problemas com os vizinhos pode ser investir em equipamentos de isolamento acústico melhores, como portas e janelas com vedação para abafar os ruídos de fora do seu lar.

Além disso é possível instalar Drywall para evitar barulhos aéreos como choros de bebês ou barulhos de descargas e chuveiros muito altos Além disso, essa é uma boa alternativa já que essas chapas de gesso podem ser instaladas em no teto ou nas paredes, e não costumam ser tão caras.

E se nada disso deu certo?

Você já tentou conversar, abafar o ruído, ignorar, e ainda assim seus vizinhos estão fazendo muito barulho? Converse com o síndico do seu condomínio e explique a situação em que se encontra e todo o problema que isso está te causando. Assim você faz a sua parte para solucionar o problema e o próximo passo será tomado pelo síndico ou pela administradora do condomínio.

Você deve fazer uma reclamação formal ao síndico que irá autuar seu vizinho barulhento ou aplicar uma multa que tende a solucionar a situação.

E aí, você já teve ou está tendo problemas com seus vizinhos barulhentos? Conta para a gente! E aproveita para seguir as nossas redes sociais e estar sempre de olho nas nossas dicas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *