Como melhorar a segurança do condomínio?
Hoje em dia nem mesmo quem mora em condomínios está fora das estatísticas sobre roubos e assaltos, e isso gera grande preocupação com a segurança de milhões de famílias brasileiras.
Sabendo disso existem algumas medidas de segurança que ajudem a proteger a sua casa. E para ajudar você nesse com isso preparamos este post com dicas fundamentais para aplicar em condomínios.
Controle da entrada no condomínio.
Saber quem entra no condomínio é muito importante para a proteção dos condôminos e funcionários, por isso todo visitante deve se identificar e sua presença deve ser autorizada pelo morador do condomínio.
No caso da visita de prestadores de serviços, como fiscalizadores, instaladores, entregadores e outros profissionais, o controle deve ser o mesmo, exigindo identificação e confirmando se condôminos ou funcionários estão aguardando sua chegada.
Monitoramento do tráfego de veículos
A garagem é a grande porta de entrada para que pessoas que não morem no condomínio entrem. Com isso, é mais do que necessário ter atenção redobrada com o tráfego de carros.
Uma medida a ser adotada é a identificação de todos os carros que entram ou saem das garagens. No caso de visitantes, deve haver, uma expressa comunicação do morador autorizando a entrada do veículo.
E, quando se tratar de moradores, a garagem só deve ser aberta a partir de contato visual com o porteiro. Essa deve ser, uma orientação a ser repassada a todos os funcionários da portaria.
Normas condominiais.
Ter normas de segurança para o condomínio é fundamental! E mantê-las disponíveis para a equipe também. O manual com as normas e os procedimentos de segurança deve ser afixado na portaria para consulta.
Instrução dos funcionários.
A instrução adequada dos funcionários do condomínio quanto às normas de segurança é muito importante. Por isso é necessário ter um treinamento eficaz para os funcionários do condomínio como porteiros, seguranças e zeladores.
Contratação de funcionários qualificados.
Mais do que treinar o quadro de pessoal, é preciso realizar a contratação de profissionais experientes, já iniciados em boas práticas de segurança em condomínios. Trata-se de uma estratégia mais assertiva, pois o processo de qualificação de funcionários demanda algum tempo.
Dessa maneira, você terá alguma segurança e as semanas iniciais de trabalho dos novos funcionários não representarão um hiato em relação a proteção do condomínio.
Instruções dos moradores.
O treinamento de moradores deve focar na orientação para o cumprimento das normas. Eles precisam entender que se resolveram morar em condomínio terão de acatar as regras e sofrer penalidades se as descumprirem.