Consumo sustentável.
Com a produção em massa cada vez maior e mais rápida a quantia de resíduos vem crescendo de forma notável, e isso é um problema que está em evidência mundial desde junho de 1992 quando ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro (a famosa “ECO 92”) onde foi traçado um planejamento global de redução de dejetos durante os próximos 20 anos.
Entre os países participantes desse plano, o Brasil conseguiu atingir resultados satisfatórios que foram analisados no ano de 2012 no evento RIO + 20, que tinha como intuito debater quais países conseguiram atingir resultados melhores e quais ainda precisavam implementar políticas ambientais que gerassem mais resultados.
Porém a pauta ambiental foi “deixada de lado” no país e cada vez menos se toca nesse assunto, então algumas pessoas e empresas passaram a aderir por conta própria as políticas de consumo sustentável pensando nas futuras gerações e no futuro do planeta.
As práticas de consumo sustentável têm como principal objetivo criar um senso de responsabilidade nas pessoas e mostrar que é possível ter uma vida boa agredindo menos o planeta.
O que é o consumo sustentável?
Um conceito que possui um significado simples: alertar que nossos hábitos impactam direta ou indiretamente ao meio ambiente. Assim, pode-se entender que a base dessa ideia é consumir apenas o essencial para que assim o impacto a Terra seja mínimo e sobrem recursos para as futuras gerações.
Esse tipo de consumo contribui para o uso racional dos recursos naturais e minimiza o desperdício. Além de impactar diretamente as finanças pessoais, já que essa forma de consumo prioriza gastar menos e “melhor” (apenas com o necessário e fundamental).
Quais as suas vantagens?
Além das vantagens para o meio ambiente que já são muitas, como a preservação e economia de recursos e a redução de resíduos, esse tipo de consumo também apresenta uma vantagem para o estilo de vida das pessoas.
Diferentemente da ideia que se tem de alguém que pratica esse tipo de consumo, as pessoas não adotam necessariamente um estilo de vida minimalista, ou se privam das coisas que gostam de fazer ou consumir, isso só acontece de forma mais responsável.
Há muitas maneiras de começar, seja cultivando pequenos hábitos como separar o lixo reciclável ou comprando de produtores e artesãos locais, ou revendo e repensando as necessidades materiais.
Mas e na prática?
Muitas medidas podem ser adotadas para introduzir um estilo de vida mais sustentável, entre elas estão:
Redução do uso de plástico: seja em uma ida ao mercado ou farmácia, ou em uma compra pelo Correio, muito plástico estará envolvido, então ao que depender de você, busque reduzir esse volume. É possível utilizar por exemplo ecobags, mochilas ou saquinhos de pano quando for as compras ao invés de usar os plásticos fornecidos pelo mercado.
Gestão dos seus resíduos: além de separar o lixo orgânico do reciclável é possível reutilizar alguns materiais para fazer “porta-trecos”, vasos, decorações etc. Além de utilizar o material orgânico para compostar e reutilizar em hortas e plantinhas.
Ter responsabilidade ao consumir água, luz e produtos químicos: essa é a atitude com maior impacto direto ao bolso do consumidor, isso porque reduzindo o consumo os valores das contas de energia e água acabam diminuindo também.
Reduzir alguns gastos e priorizar o produtor local: é sabido que grandes empresas e corporações tem um impacto maior na degradação ambiental, então priorizar pequenos produtores, empresas familiares e pequenas e a produção local é fundamental para romper com esse tipo de degradação ambiental.
Além disso é fundamental comprar apenas o que será realmente utilizado. Por exemplo: qual a necessidade de ter 3 ventiladores móveis em uma casa onde só uma pessoa mora, ela pode ter apenas um e transportá-lo pelos cômodos.
Como está a prática do consumo sustentável no Brasil?
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), desde 2018 há um aumento na adoção desse tipo de consumo entre a população do país seja em posicionamentos individuais ou em maiores cobranças a marcas e empresas para que elas adotem uma postura e filosofia mais sustentável.
Razões para adotar esse estilo de vida não faltam, se cada um fizer a sua parte e se posicionar quanto a isso, podemos acreditar em um futuro melhor para os seres humanos e o planeta Terra.
Motivos para aderir a esse estilo de consumo não faltam, conta para a gente se você já pratica o consumo sustentável ou se pretende começar. E aproveite para seguir o Grupo Heisei em outras redes sociais também!