Economia e Saúde: normas de reuso da água da chuva.

Você já ouviu falar em água de reuso? Sabe a diferença entre isso e a água de aproveitamento da chuva? É necessário saber a diferença desses dois sistemas para saber qual o melhor para a sua utilização.

A água de reuso não tem envolvimento com a chuva, o sistema de reuso consiste no tratamento básico da água para que ela entre em um sistema e seja usada diversas vezes antes do seu descarte acontecer. Esse tipo de água é proveniente de esgotos, água descartada, efluentes líquidos de edificações, indústrias, agroindústrias e agropecuária e deve ser tratada e para ser utilizada novamente nesse sistema.

Em residências a água de reuso é aquela que já foi usada para efetuar alguma lavagem por exemplo (como a água de máquinas de lavar) e posteriormente é reutilizada para alguma outra tarefa doméstica, como por exemplo lavar o quintal ou os banheiros.


Já a água de reuso da chuva precisa estar de acordo com a nova versão da NBR, o aproveitamento da água da chuva pode ser realizado para fins não potáveis, como rega do jardim e lavagem de áreas externas. Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o uso da água da chuva pode ser feito tranquilamente contanto que siga algumas exigências mínimas para evitar contaminação.

Algumas medidas para a coleta devem ser tomadas, entre elas estão:

A coleta dessa água deve ocorrer apenas do telhado, jamais do piso, pois assim os poluentes dessa água serão menores.

É importante que a coleta das primeiras chuvas após longos períodos de estiagem sejam descartadas, isso porque elas arrastam a sujeira que se acumulou ao longo do período sem chuva. As recomendações são que seja descartado dois litros de água da primeira chuva para cada metro quadrado de telhado. Sendo assim, se a cobertura tem 20 metros quadrados, é necessário desconsiderar um volume de aproximadamente 40 litros.

Também é de suma importância que o reservatório fique tampado e com qualquer abertura fechada, para evitar a proliferação de mosquitos, para evitar a contaminação da água pela entrada de animais como ratos, insetos e pombas.

Além disso, o reservatório deve ser protegido de impactos e da luz solar, e se deve prever uma saída de fundo no reservatório que propicie sua limpeza, quando for necessária. E claramente, devem ser mantidos longe do acesso de crianças.

Mas quais as motivações para utilizar água de reuso?

Além da motivação ambiental que o reuso da água traz, há também a questão econômica para realizar essa captação e reuso. Em diversas cidades há a proibição do uso de água potável para lavagem de calçadas e áreas públicas como uma medida de combate ao desperdício da água potável, e é nessas situações que a água coletada da chuva deve entrar.

E você, já utiliza a água da chuva? Pretende começar a utilizar? Nos conte aqui!

E acompanhe também as nossas outras redes sociais! Grupo Heisei: você conhece, você confia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *