O Home Office veio mesmo para ficar?
Com a pandemia em cenário mundial os escritórios e empresas passaram a ficar vazios em meados de março, isso porque muitas empresas passaram a aderir o “Home Office” com o intuito de diminuir a aglomeração de pessoas e garantir maior segurança aos seus funcionários. O trabalho em casa se mostrou uma boa alternativa de emergência nesse momento delicado que o mundo passou a enfrentar. Em abril de 2020 a Fundação Instituto de Administração (FIA) elaborou um estudo que apontava a adoção do teletrabalho por 46% das empresas brasileiras.
Porém o estudo apontou também que cerca de 65% das empresas teve grande dificuldade em adotar o sistema de trabalho em casa, seja por despreparo, falta de recursos ou pelos custos adicionais que os trabalhadores passaram a possuir, como o aumento na conta de energia, telefone e internet por exemplo.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas é possível que o Home Office realmente tenha sido bem visto nesse período de distanciamento social. Segundo o levantamento de dados da Fundação Instituto de Administração (FIA), cerca de 34% das empresas participantes da pesquisa tem a intenção de manter o trabalho em casa para os seus funcionários.
Essa grande aceitação se mostra uma tendência mundial, que pode ser explicada por alguns fatores que foram concluídos a partir da adoção do teletrabalho em outros países. A principal causa da aceitação desse tipo de trabalho é: a falta de experiência impediu que isso ocorresse antes, porém como uma medida emergencial em resposta a pandemia, as empresas viram que é possível se adaptar.

Outro fator que se mostrou decisivo para a adoção do trabalho em casa é a diminuição de custos para as empresas. Muitos estabelecimentos tiveram que reduzir seus gastos no período de pandemia, e com os trabalhadores em casa, a maior parte das vezes custeando os instrumentos de trabalho, a internet e os telefonemas esses gastos reduziram de forma significativa.
Mas e os trabalhadores?

Para a maior parte dos trabalhadores o “sonho” de trabalhar sem precisar sair de casa se mostrou mais exaustivo do que se dirigir até o local habitual de trabalho e retornar ao fim do dia. Isso porque a medida de Home Office foi introduzida sem nenhum preparo, então os trabalhadores não possuíam recursos para fazer isso da melhor maneira.
Muitas vezes reuniões acabaram sendo interrompidas por filhos que também não estão na escola devido a pandemia, ou o horário de trabalho se estendeu após o expediente pois acaba sendo muito difícil lidar com o limiar entre a rotina de tarefas do trabalho e o tempo de relaxar e estar em casa, afinal, todos os momentos passaram a ser em casa.
Estudos na Europa mostraram que as pessoas passaram a trabalhar cerca de duas horas a mais por não conseguir se desligar dos afazeres, pois não conseguiram conciliar o local de descanso sendo o mesmo de trabalho, e assim qualquer tempo livre passou a ser destinado as tarefas, e não ao lazer. No Brasil a realidade se mostrou a mesma, a Fundação Getúlio Vargas entrevistou cerca de 450 pessoas, entre elas 56% se mostraram insatisfeitas com o teletrabalho.
Como conseguir trabalhar de casa.
Por conta da situação estar dividida entre aqueles que se adaptaram ao trabalho em casa e os que não conseguiram, ainda há o impasse sobre a permanência e aumento do teletrabalho após a crise causada pelo Covid-19, porém o que sabemos é que no momento várias empresas ainda mantém o trabalho a distância pela questão da segurança, já que ainda estamos enfrentando uma situação de pandemia mundial.
Algumas dicas que podem ser fundamentais para a adaptação do trabalho em casa são:
Se possível, mantenha um ambiente destinado somente ao trabalho: sem distrações como animais, os afazeres da casa e os parentes (explique que naquele momento você está trabalhando e não pode dar atenção a outras coisas).
Diferencie horários de trabalho de horários de lazer: se durante o dia você trabalha 8 horas quando está no local do seu emprego em casa não será diferente! Não trabalhe por mais tempo do que aquele que é estabelecido, assim você pode acabar chegando a um nível de exaustão e estresse que podem ser prejudiciais a sua saúde.
Crie um planejamento e se atente a horários: saber exatamente o que você irá fazer pode ajudar MUITO, ter um planejamento detalhado do que será feito em cada horário do seu expediente de trabalho ajuda a realizar todas as tarefas e também a trabalhar apenas durante o horário pré-estabelecido.
Faça intervalos periódicos: assim como se você estivesse em seu local de trabalho se levante de “tempos em tempos” (o indicado é de duas em duas horas aproximadamente) para beber água, comer algo, usar o banheiro ou fazer um alongamento. Assim você se sentirá revigorado e poderá se concentrar melhor em suas tarefas.