Importância do balanço patrimonial nas empresas para tomada de decisão.
Cuidar da gestão de uma empresa é uma tarefa complicada, principalmente por conta da responsabilidade em tomar decisões. Para que essas decisões sejam feitas de forma segura e efetiva é fundamental que haja um balanço patrimonial.
Antes de mais nada é necessário compreender:
O que é um balanço patrimonial?
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que tem como fim apresentar a posição contábil, econômica e financeira de uma entidade. De forma geral esse balanço tem como principal função controlar os valores e mutações que o patrimônio sofre ao longo do ano, e o balanço é feito para apresentar os dados como informações para as empresas compreenderem de melhor forma as contas contábeis.
A estrutura desse relatório é baseada em três pontos:
- O Ativo: é definido como os bens e direitos;
O Ativo pode ser: Circulante (todo bem e direito que pode ser convertido em dinheiro dentro do período de 12 meses) e Não Circulante (valor que poderá ser convertido em dinheiro após o prazo de 12 meses).
- O Passivo: é definido pelas obrigações
O Passivo também pode ser definido como: Circulante (são as dívidas com terceiros que devem ser pagas dentro de 12 meses) e Não Circulantes (são as obrigações que permaneceram por mais tempo junto a empresa, ou seja, além de 12 meses).
- E o patrimônio líquido: é o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócios da empresa.
Qual a sua importância?
A importância do balanço patrimonial vai além das exigências legais, as informações que ele disponibiliza apresentam os fatores necessários para uma gestão positiva focada na obtenção de lucros e no crescimento da empresa.
Entre os benefícios da análise estão as condições da saúde financeira da companhia e os indicadores financeiros que são essenciais para o controle e planejamento futuros da empresa.
Qual a diferença do balanço patrimonial para outras demonstrações?
O balanço patrimonial faz parte de um conjunto de relatórios provenientes das informações contábeis. Entre as principais estão:
- Balanço patrimonial;
- DRE: Demonstração do resultado do exercício;
- DFC: Demonstração do fluxo de caixa;
- DMPL: Demonstração das mutações do patrimônio líquido.
Onde cada uma delas relata algo sobre os dados da empresa.
DRE x Balanço Patrimonial.
Enquanto o balanço trata diretamente do patrimônio a Demonstração do resultado do exercício relata e expressa informações mais operacionais, resultando no lucro ou prejuízo líquido. Por meio da DRE é possível verificar os custos, despesas e receitas e assim traçar ações específicas para aumentar a receita.
DFC x Balanço Patrimonial.
Já o fluxo de caixa apresenta outras diferenças em relação ao balanço patrimonial, isso porque ele demonstra os números financeiros fundamentais para o planejamento e cumprimento dos prazos de pagamentos. Essa ferramenta é fundamental para o controle e planejamento dos recursos financeiros.
A importância do balanço patrimonial é significativa, pois capacita e dá maior segurança aos empreendedores para as tomadas de decisões. Porém é importante lembrar que ele sozinho não consegue levantar todos os dados pertinentes para uma boa gestão, mas quando em conjunto com os demais demonstrativos contábeis e financeiros ele se mostra uma ferramenta fundamental para a ascensão dos negócios.