Individualização da água nos condomínios.

A individualização de água nos condomínios vem se mostrando um método cada vez mais utilizado. Isso porque garante maior autonomia e economia aos moradores que passam a pagar apenas pelo que consomem em sua própria unidade.

Esse método vem se tornando cada vez mais comum, mas ainda não é muito difundido em diversas cidades do país.

Existe Lei sobre a medição individualizada?

Sim! A lei número 13.312 foi sancionada no ano de 2017 e determinou que os condomínios que serão entregues a partir do ano de 2021 deverão estar equipados com a medição individualizada de água. Isso porque aplicando esse tipo de medição é possível criar um padrão de sustentabilidade ambiental nas edificações brasileiras.

Vantagens da individualização de água:

Existem diversos ganhos na leitura individual de água. Os principais pontos positivos são:

  • Facilidade para detectar vazamentos de água em uma unidade específica;
  • Aumento da sensação de controle e autonomia do proprietário sobre a água utilizada em sua própria residência;
  • Economia nas unidades e do condomínio como um todo;
  • Diminuição da possibilidade de qualquer fraude relacionada ao abastecimento de água;
  • Contribuição no desenvolvimento mais sustentável do planeta, já que contribui para um menor uso de água;
  • Aumento da segurança do edifício, já que algumas empresas de individualização de água e gás realizam medição remota.

Tipos de medição:

Existem diversas tecnologias para a leitura individual da água. Cabe ao síndico ou a administradora do condomínio decidir qual o melhor e mais viável para os condôminos. Entre os sistemas de medição estão:

Medição por radiofrequência: acontece nos hidrômetros de cada unidade. Após recolher as informações sobre os gastos, o método faz uso da radiofrequência para passar os dados para uma central.

Medição digital: a leitura individual de água é realizada por meio de um sistema de computador. O método consiste na instalação de hidrômetros exclusivos para cada unidade.

Medição Pulsada: o hidrômetro instalado deve contar com uma saída pulsada. Assim, esse espaço passa a enviar uma espécie de impulso elétrico para um painel instalado a fim de notificar o uso de um litro de água.

Como individualizar?

No caso de condomínios que possuem medição de água compartilhada é necessário realizar algumas reformas para implantar o processo de individualização. É necessário levar o tema a uma assembleia de condomínio e debater o porquê dessas mudanças acrescentarem valor ao imóvel e quais as vantagens de realizá-la. Após a aprovação da mudança pelos moradores é necessário buscar orçamentos de empresas de individualização de água para encontrar o melhor custo-benefício.

Gostou desse conteúdo? Lembre-se de nos acompanhar em nossas outras redes também para estar sempre por dentro das nossas dicas e materiais de apoio, afinal: você conhece, você confia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *