O destino dos materiais recicláveis durante a pandemia.
A separação e destinação dos materiais recicláveis sempre foi uma preocupação muito importante, já que cada vez mais o ser humano tem gerado resíduos e a destinação correta é fundamental para garantir melhor harmonia com o planeta Terra. Porém nesse período de pandemia a preocupação vai além do destino desses materiais, o maior questionamento feito é se lidar com esses resíduos não representam nenhum risco a saúde de quem o faz.
O COVID-19 foi descoberto em dezembro de 2019 e desde então vem gerando preocupação em todo o mundo, pois é um vírus que se espalha muito rápido, e de forma desenfreada. Mesmo depois de tantos meses ainda não se tem certeza de como esse vírus age e quais suas consequências e sequelas no organismo.
Sendo assim toda precaução e cuidado nesse momento é necessária, medidas de isolamento social e quarentena para aqueles que apresentam sintomas são fundamentais. O que temos certeza nesse momento é que esse vírus, da família do SARS, ocorre pelo contato com elementos contaminados e muitas vezes pelo ar.
A transmissão acontece por secreções como saliva, tosse, espirros e muco, e assim o cuidado precisa ser dobrado ao entrar em contato com outras pessoas.
Mas e quanto aos materiais?
Os cientistas estão trabalhando em pesquisas diárias para acompanhar a progressão e evolução do vírus e para buscar uma forma de freá-lo, em diversos estudos pesquisadores conseguiram estimar o tempo de “vida” desses vírus em diversas superfícies, e entre elas as dos resíduos recicláveis.

É de extrema importância que esses resíduos sejam previamente separados por cada pessoa, colocados em sacos impermeáveis identificados (Exemplo: um saco destinado apenas a materiais plásticos e identificado como tal) para diminuir o manuseio e evitar a possível proliferação do vírus.
Depois de separado o material deve ser encaminhado ao ponto de coleta. A destinação correta dos resíduos deve continuar existindo, porém, tomando todos os cuidados existentes para não colocar a ninguém em perigo!
Acesse também as nossas redes sociais para conhecer um pouco mais sobre o Grupo Heisei. Você conhece, você confia!