O movimento “Outubro Rosa” é uma campanha de sensibilização referente a prevenção do câncer de mama e recentemente do câncer de colo do útero, que ocorre no mês de outubro. O principal objetivo dessa campanha mundial é instruir e incentivar que pessoas com mamas realizem exames para a detecção precoce de alguma possível anomalia.
O movimento teve início no ano de 1997 nas cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos. Para sensibilizar a população laços cor-de-rosa eram pendurados por toda a cidade, principalmente em locais públicos. E aos poucos outras cidades e gestos passaram a adentrar ao movimento.
Atualmente a campanha acontece no mundo todo e possui cada vez mais adesões, como foi o caso do Brasil que em 2014 passou a aderir a estratégia de mobilização utilizada e iluminar seus monumentos públicos de rosa no dia 1º de outubro.
Além das campanhas que trazem visibilidade a causa, é importante que atos como palestras e acompanhamentos médicos sejam feitos, assim as pessoas podem aprender sobre a doença e o autoexame.
Sobre o câncer de mama.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, esse tipo de tumor maligno é um dos mais comuns existentes. Ele se desenvolve a partir de uma alteração genética que faz com que o organismo multiplique as células que contém a anomalia e que isso gere o cisto na mama.
O autoexame.
O autoexame pode ser realizado de diversas formas, em frente ao espelho e em pé são algumas delas.
Em frente ao espelho: é necessário estar atenta aos seios constantemente, você irá realizar algumas movimentações como colocar as mãos na cintura, deixar os braços caídos e colocar as mãos atrás da cabeça. Enquanto essas movimentações dão feitas você deve observar se há alguma mudança na aparência dos seios e se há alguma mancha, machucado ou deformidade na mama.
Em pé: encontre um lugar que você tenha privacidade (pode ser até no banho), leve o seu braço esquerdo atrás da cabeça e com a mão direita examine a mama esquerda, faça movimentos circulares, para cima e para baixo e então refaça o processo do outro lado. Nesse caso fique atenta a caroços e deformidades táteis.

Em ambos os casos caso você encontre algo que não ache normal como nódulos, alteração na textura ou deformidades em suas mamas, busque um médico, ele irá realizar os exame clinico de mama e talvez solicite uma mamografia.
Acesse também as nossas outras redes sociais para conhecer um pouco mais sobre o Grupo Heisei. Você conhece, você confia!