Providências adotadas pelo síndico para o final do ano.
No final do ano o síndico tem muito trabalho a fazer além de lidar com a decoração natalina, são cuidados minuciosos com a segurança do condomínio no período de férias, gratificações natalinas, impostos, previsão orçamentária para o ano seguinte e muitos outros pontos que chegam simultaneamente.
Para contribuir com a organização do síndico agora no final do ano o Grupo Heisei veio destacar alguns pontos referentes a administração que não podem ser esquecidos.
Planejamento é fundamental.
São muitas exigências ao mesmo tempo, organização para o fim do ano é fundamental para que o seu condomínio consiga passar por todas as exigências desse período sem enfrentar problemas.
Convoque uma assembleia para definir a previsão orçamentaria do próximo ano (pode ser uma assembleia online) assim todos os moradores terão ciência dos planos administrativos do condomínio.
Segurança.
Por conta das férias muitas famílias viajam ou vão visitar parentes e assim o condomínio acaba ficando mais vazio e nem todos se preocupam com a segurança nesse período, porém cabe a administração alertar esses moradores sobre o assunto.
Funcionários também devem estar em alerta nesse período, pois por conta das férias e festas de fim de ano, há também o aumento no número de visitantes para os condôminos.
Funcionários.
Caso os seus funcionários sejam próprios organize com eles um esquema de plantão de Natal e de Ano Novo, oficialize a decisão com eles coletando assinaturas de todos e exponha essa tabela para os funcionários e moradores do condomínio.
Se for utilizar funcionários terceirizados garanta que eles são profissionais confiáveis e qualificados para garantir maior segurança dos moradores e dos outros funcionários nesse período.
Se os seus funcionários são terceirizados, consulte sua tercerizadora sobre questões relacionadas ao 13o, gratificações, cestas natalinas etc.
Lembrando que funcionários próprios do condomínio devem receber o Décimo Terceiro de acordo com as determinações da CLT.
Caixinhas de final de ano e abonos.
Assim como outros gastos típicos de fim de ano, as caixinhas e abonos para funcionários e prestadores de serviço devem estar previstas no orçamento anual do condomínio.
Caso o seu condomínio não tenha feito essa previsão, o ideal é reunir os moradores em assembleia e fixar um valor ou uma margem do que pode ser oferecido. O conselho é que o dinheiro seja repassado ao condomínio que cuidará da distribuição. Dessa maneira, evita-se constrangimentos caso algum morador opte por não participar.
E vale também ressaltar que o condomínio não é obrigado a oferecer uma caixinha de final de não, então essa decisão deve ser tomada em uma assembleia com os moradores e não deve partir apenas dos funcionários.
Decoração.
A decoração escolhida deve priorizar itens que poderão ser reutilizados em outros anos, além de ser aprovada em uma assembleia, já que é um ponto que envolve diretamente o gosto pessoal de cada um, então para não haver desavenças é melhor que tudo seja aprovado previamente.
Busque não utilizar artigos relacionados a religiões, já que as áreas comuns devem ser agradáveis a todos e isso pode ferir as crenças individuais de cada morador.
🎄
E aí, o que achou das dicas? Aplica alguma no seu condomínio?
Siga a gente em nossas outras redes sociais para estar sempre ligado as nossas dicas e novidades!