Qual a relação entre o efeito estufa e o meu consumo?

Para entender qual a relação direta entre o consumismo e o efeito estufa primeiro é necessário entender alguns conceitos como: o que é o efeito estufa. O efeito estufa é um processo natural e essencial para a vida na Terra, isso porque ele é responsável por manter a temperatura média global, portanto é por sua causa que o planeta é habitável, sem o efeito estufa a temperatura do globo seria tão baixa que a vida não existiria.

O problema é que o ser humano está interferindo nesse fenômeno, e contribuindo com o processo de emissões de gases na atmosfera e consequentemente acelerando o aquecimento global. Isso porque a Terra deveria se regular naturalmente com a emissão de gases (por vulcões por exemplo) responsável pelo efeito estufa, porém a partir do momento em que os seres humanos passaram a dispersar gases poluentes na atmosfera esse equilíbrio natural foi rompido, e a temperatura do planeta Terra passou a aumentar mais do que deveria.

Atualmente cientistas buscam formas de amenizar e reverter o impacto causado pelo ser humano na atmosfera terrestre, as principais medidas são conexas as grandes indústrias e a agropecuária, que se enquadram como responsáveis por mais de 69% da emissão de gases na atmosfera terrestre (índice referente ao ano de 2019). Porém existem atitudes que você pode alterar no seu cotidiano que contribuirão para a redução da emissão desses gases nocivos.

Entre elas está o consumo consciente, que não é nada mais que comprar apenas o que está ligado a sua necessidade ou sobrevivência, o excedente a isso é tratado como consumismo, que é compra exagerada mesmo que sem necessidade, muitas pessoas praticam o consumo desenfreado por diversos motivos, entre eles pode estar a compulsão e a ansiedade, o vínculo que a publicidade causa entre o consumo e poder ou mesmo a ação impulsiva para possuir algo apenas por possuir.

Uma forma de considerar se a compra de determinado produto é realmente necessária ou não é analisar se ele será utilizado a longo prazo e se trará algum benefício para a sua vida. Se atentar a questão do consumo consciente é uma medida importante em relação ao efeito estufa pois quanto menos compras forem feitas menor serão os impactos industriais para a geração de produtos.

Outra forma de ser um consumidor consciente é buscar um posicionamento em relação a questão ambiental das empresas que você consome, além de optar por pequenos produtores, empresas locais e familiares que estatisticamente geram muito menos resíduos que grandes indústrias.

Além de reduzir o consumo que julgar desnecessário e buscar alternativas sustentáveis para realizar suas compras, também existem outras medidas cotidianas que podem ajudar a reduzir o impacto ambiental, entre elas estão: usar produtos biodegradáveis, reduzir a utilização de embalagens plásticas, incentivar e realizar a coleta seletiva, optar por transportes coletivos ou bicicletas, reduzir o consumo de carne e produtos de origem animal, estudar sobre sempre cobrar o posicionamento das empresas e do governo acerca da questão ambiental.

Acesse nossas outras redes sociais para conhecer um pouco mais sobre o Grupo Heisei. Você conhece, você confia! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *